
O pequeno alívio no custo do frete marítimo da Ásia para o Brasil, na primeira metade de 2021, ficou no passado. O preço médio deste transporte começou 2022 custando 5,7 vezes mais do que antes da pandemia, conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para a CNI, a persistência dos gargalos na logística global pode sinalizar um “novo normal” de custos maiores. O principal efeito é o encarecimento dos insumos importados pela indústria, pressionando a inflação.
Segundo matéria da Exame.com, a disparada no preço do frete marítimo ocorreu no segundo semestre de 2020, bem no início da pandemia. O desequilíbrio entre demanda e oferta fez os preços explodirem. O frete de importação da Ásia para o Brasil atingiu, em janeiro deste ano, US$ 11.150, valor 5,7 vezes superior ao de janeiro de 2020, pré-pandemia, uma disparada de 472%.
Dois fatores podem explicar esse “novo normal”. O primeiro é o crescimento do comércio eletrônico (hábito de comprar sem sair de casa). E o segundo seria o ciclo de negócios do setor de transporte global, já que 90% das movimentações do comércio internacional são feitas pelo mar.
Especialistas ouvidos na matéria, afirmam que após um ciclo, nos anos de 2010, ainda sob efeito da crise financeira de 2008 e marcado por margens de lucro apertadas, as grandes companhias de logística estariam entrando numa década de ganhos maiores. Porém, no atual cenário é possível termos um “colapso na logística mundial”, que deve gerar problemas durante todo o ano.
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Fonte: Exame.com