A Petrobras informou que chegou ao Brasil, pelo Porto do Rio de Janeiro, o navio aliviador Suezmax DP2 Eagle Colatina. O primeiro de três Eco Type construídos para reforçar a frota de navios mais sustentáveis, com capacidade para transportar 50 mil toneladas de derivados de petróleo, como diesel e gasolina.

Com porte bruto de 155 mil toneladas de deadweight, o Eagle Colatina foi construído com tecnologias ecoeficientes e contribuirá para a redução da emissão de carbono no transporte marítimo.

As embarcações Eco Type contam com projeto de construção aperfeiçoado para se adequarem às medidas de melhoria de eficiência energética estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (OMI/IMO), que visam a redução de gasto de combustível e as emissões de gases na atmosfera.

Estes navios atuam em operações de cabotagem, importação, exportação e alívio de plataformas em águas profundas e ultraprofundas na costa brasileira, realizando o transporte de petróleo e derivados, como diesel, gasolina e óleo combustível.

Segundo a Petrobras, esta é uma tendência mundial que deve ser aplicada por outras empresas nos próximos anos. A implementação das novas regulamentações para a descarbonização do transporte marítimo pela OMI/IMO está prevista para ocorrer a partir de 2023.

Estar atento às boas práticas sustentáveis é um diferencial necessário a todas as empresas que atuam no comércio exterior e principalmente às do setor de óleo e gás.

Conte com os especialistas da MRM Logistics para alavancar os seus negócios e minimizar riscos, com ênfase nas boas práticas ambientais e de compliance. Clique aqui e fale conosco.

Fonte: Click Petróleo e Gás